ALOHA

ALOHA
Meu nome é Ricardo Taveira, sou mergulhador, surfista e grande amante do Oceano. Vivo no Havaí e tenho uma empresa de Ecoturismo chamada Hawaii Eco Divers & Surf Adventures. Aqui no meu blog, procuro informar e ajudar as pessoas que pensam em viajar para o Havaí. Para conhecerem mais sobre o meu trabalho , visitem o site WWW.HAWAIIECODIVERS.COM

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O que fazer no Hawaii - Big Island

A Big Island é mais uma das ilhas havaianas onde se pode encontrar atividades que não se imagina fazer no Havaí, como avistar uma montanha com neve, ver imensos telescópios, mas também aproveitar os verdadeiros luais típicos da cultura local. Além disso, é a ilha mais nova do arquipélago.

O primeiro lugar dos mais conhecidos da ilha é a cidade de Kona, que apesar de pequena, é extremamente encantadora, com um centro bem charmoso e diversas opções de compras e descanso para os turistas, além de ter os grãos de café considerados um dos melhores do planeta. A cidade abriga um palácio real havaiano chamado de Palácio Holihe’e, que vale a pena visitar por ser feito todo de corais, sendo uma das antigas moradas do Rei Kamehameha. Saindo do centro da cidade existem algumas mais algumas opções para visitas, e uma delas á a praia de Keauhou Bay, uma linda praia com ares relaxantes. Outro ponto famoso é o Parque Histórico de Kaloko Honokohau, onde se pode ver paisagens lindas e ter um contato próximo com a cultura ancestral havaiana. Ali existem diversos criadouros naturais de peixes, com divisórias de pedra em lava, uma herança importante para os tempos de hoje. Existe ali também um Halau havaiano a beira da praia, uma das casas dos antigos nativos para reuniões de famílias e amigos. É também uma bela Baía onde os golfinhos rotadores costumam vir para um descanso, havendo assim a possibilidade de mergulho com os amigáveis mamíferos. Para mais contato com a cultura local, é muito interessante visitar o magnífico Parque Pu’uhonua O Honaunau, que é um sitio arqueológico na beira do mar, com uma natureza linda e local de descanso de diversas tartarugas marinhas, e que possui diversas cabanas ancestrais havaianas muito tradicionais. 

Ali também é possível subir o Monte Mauna Kea, que é a maior montanha do mundo, com sua base nas profundezas do mar, e que em determinadas épocas do ano está coberto de neve, uma paisagem inesperada nas tropicais ilhas havaianas. Para se chegar ao topo é possível pegar uma trilha de 4x4, e lá em cima existem diversos telescópios do mundo inteiro destinados ao estudo dos céus, além de uma paisagem de se perder horas, uma vez que possui um dos céus mais limpos do planeta. Saindo dali é possível logo em frente aproveitar a pequena e bela Kohala Coast, com diversos locais para visita como a praia de Kohala, já com um clima quente e novamente muito relaxante, e a Hapuna Beach, uma das maiores praias de areia branca das ilhas. Ali também se encontra o famoso Puukohola Heiau National Historic Site, área com um dos maiores templos típicos construídos no Havaí. Além disso, da costa ou em alguns passeios de barco é possível se avistar as belíssimas baleias jubarte, que vêm para essa região no inverno. Na pontinha norte da ilha, também é possível de se ver a ilha de Maui, tudo isso sempre contando com um horizonte de um por do sol maravilhoso. 
As opções para snorkel também são inúmeras, e em Kona é possível fazer a prática na Baía de Kealakekua, onde os corais são magníficos e é muito comum avistar os amigáveis golfinhos rotadores, uma vez que Kona é um dos poucos lugares do mundo onde estes se agrupam numa Baía. 

Ainda de kaiak é possível fazer um passeio mar afora para se visitar o monumento do Captain Cook, muito procurado por turistas. Porém, uma das atrações mais procuradas em Kona com certeza é o mergulho noturno com as arraia-manta, disponível nos mergulhos oferecidos pela Hawaii Eco Divers e que com certeza é algo de tirar o folego, um espetáculo da natureza. Os mergulhos podem ser feitos com snorkel ou com tanques, depende da preferência. Pesquisando um pouco mais, a cidade também oferece opções de mergulho com outras espécies de animais, possuindo uma diversidade incrível em sua fauna, entre eles os golfinhos e também tubarões. Existe também o mergulho em Turtle Pinnacle, algo incrível por ser uma estação de limpeza de tartarugas marinhas, aonde estas vão para poderem ter seus cascos limpos por alguns pequenos peixes-cirurgião. O Turtle Pinnacle fica na saída do píer de Honokohau, onde também é magnífico mergulhar em meio a diversos peixes, com um clima bem relaxado e uma porção de imagens deslumbrantes. Já na Baía de Ho’ona o mergulho é muito famoso pelo encontro com uma enorme população de enguias, além de lindos corais.

Algumas praias bastante visitadas são as de Puako, ou Keauhou, onde é possível passar uma tarde relaxante com um visual lindo. Além disso, os fins de tarde possuem uma atração bem chamativa e procurada pelos turistas, o famoso luau tradicional havaiano. Este acontece normalmente no Kona Village Resort, e a experiência abrange diversas tipicidades havaianas, como as danças da hula, a cerimônia do porco, e a dança do fogo, todos extremamente cativantes.

Depois, outra opção essencial na Big Island é a visita até Hilo. A estrada que liga Kona a Hilo é magnífica, e muito famosa pela sua beleza. As duas cidades são opostas na ilha, e portanto o caminho de uma a outra cobre todo o litoral da Big Island. Na ida, as vistas são maravilhosas, e com ainda algumas opções de paradas para descobrir um pouco mais, inclusive algumas cidades de tradição 100% havaianas. Uma opção é a parada na Green Sand Beach, praia famosíssima pela sua areia verde, um visual extremamente inusitado. Existe também a Punalu’u, ou Black Sand Beach, esta famosa pela areia preta e que fica logo no caminho. Ali perto fica também Ka Lae, um marco histórico, já que é o local onde se acredita que os polinésios primeiro chegaram ao Havaí, além de ser o ponto mais ao sul dos EUA. Além de possuir um belo templo, é um dos locais preferidos para pesca.  No trajeto se encontra também Volcano, uma cidade bem cultural com diversas galerias de arte à beira do vulcão Kilauea, o vulcão ativo mais perigoso nos EUA na atualidade.

O Parque Nacional dos Vulcões, que abriga o Kilauea, em Hilo, é mais uma das principais atrações da Big Island, onde se pode ver lava escorrendo em diversas direções. Ainda no parque é possível fazer algumas trilhas em busca de visões de lava e fumaça de algumas crateras, ou ir ao observatório do Kilauea, que também é uma imagem incrível no anoitecer com a lava amarela brilhando na cratera. Para ver lava escorrendo até o mar, é possível visitar a praia de Kalapana ou fazer alguns tours de barco, que também dão uma visão incrível desse espetáculo natural.

Hilo, uma pequena cidade muito charmosa, é possível também se encontrar muito o que fazer. Primeiro é legal fazer um passeio de helicóptero para ver o Kilauea de cima, uma vista sensacional. Pode-se também visitar algumas cachoeiras lindas, como a Rainbow Falls e a Akaka Falls, sendo que no caminho da segunda é possível ir também o Jardim Botânico, com uma diversidade incrível de espécies de plantas típicas havaianas e uma cachoeira linda, as Onomea Falls. 



Waipio Valley, ao norte, é magnífico, com paisagens de se perder o fôlego. Nele não é possível descer de carro até a praia, e para isso é necessário fazer uma trilha de cavalo, que também é extremamente interessante e bonita.


Na volta de Hilo para Kona, existe a opção de se pegar o mesmo caminho ou dar a volta pelo outro lado da ilha, cumprindo todo o seu perímetro de litoral. Optando pela segunda via, é possível fazer a parada em alguns dos lugares já citados, como no jardim Botânico ou as Akaka Falls. 



Pode-se também visitar as cachoeiras de Kahuna, que também ficam no Parque Estadual de Akaka, e também são deslumbrantes. Essas cachoeiras são lindas e muito altas, com uma queda de um fio de água bem fino, de modo que ao chegar em baixo ele vira quase fumaça, um espetáculo incrível. A estrada também passa em imensos pastos, com vistas lindas e cercado de crateras vulcânicas, e passa ainda entre dois vulcões ao longe, o Mauna Kea e o Hualalai, trazendo uma paisagem deslumbrante, principalmente no por do sol, com os montes brilhantes ao longe, e o mar e os pastos reluzindo à luz.
Já as opções para snorkel também são inúmeras. A primeira delas é a Kahulu Beach Park, opção mais fácil de mergulho da ilha, onde se pode ver muitas tartarugas marinhas e diversos tipos de peixe bem perto da praia. A Kealakekua Bay também é ótima, sendo uma grande atração o snorkel com golfinhos, além de oferecer a possibilidade de passeios de kaiak com os mamíferos a caminho do Captain Cook Monument. A Honaunau Bay também oferece um mergulho em meio aos corais maravilhosos das águas, também com diversos e coloridos peixes. Já a Punalu’u Black Sand Beach também é linda, além da paisagem da praia de areias pretas, possui muitas tartarugas marinhas para acompanhar o mergulho.


Passeios oferecidos pela Hawaii Eco Divers na Big island

Passeio de Helicóptero sobrevoando o parque nacional dos vulcões com saída de Hilo. Duração 50 minutos.

Passeio de Helicóptero sobrevoando Kona, Kohala Coast e o parque nacional dos vulcões. com saída de Kona.  Duração  2 horas

Mergulhos SCUBA embarcados com saída de Kona

Mergulho embarcado noturno com as raias Mantas com saídas de Kona

Passeio embarcado para fazer snorkel nocturno com as raias Mantas com saídas de Kona.

A Hawaii Eco Divers oferece pacotes completos de viagem para a Big Island incluindo; hotéis com a rede Outrigger, passagens aéreas entre a ilhas, aluguéis de carro com a Alamo, actividades e assistência geral de viagem em português.


Envie nos um email  info@hawaiiecodivers.com
www.hawaiiecodivers.com

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O que fazer no Hawaii - Maui

Indiscutivelmente Maui é uma das ilhas mais bonitas do mundo.  A beleza natural dessa ilha junto a uma ótima infra estrutura hoteleira faz desse lugar um dos destinos mais exuberantes do mundo.
Maui é mais uma das ilhas havaianas onde se pode encontrar de tudo, desde locais de beleza arrasadora para se relaxar e passar o dia com a família, locais para praticar esportes ao ar livre, até pontos de luxo onde se pode passear para fazer comprar e apreciar uma culinária de alto nível.
O ponto mais famoso de Maui é o Monte Haleakala, que abriga o vulcão adormecido de Haleakala e de onde se tem uma das mais belas vistas da ilha. Sua área virou um o Parque Nacional de Haleakala, que fica aberto 24 horas por dia, e que oferece opções de passeios de trilhas, cavalgadas e bicicleta. Lá o dia deve começar cedo, chegando no parque entre 3 e 4 da manhã, uma vez que a principal atração do local é subir até a cratera do Haleakala para se observar o nascer-do-sol. Por ser um local com um céu extremamente limpo, lá em cima se encontram telescópios do mundo inteiro, destinados a observar as estrelas. Além disso, entre junho e setembro afloram no local as silversword, uma planta nativa que só se encontra nas encostas do vulcão, e em mais nenhum outro lugar do mundo. 



Outro ponto muito procurado na ilha é Molokini, uma cratera submersa que fica entre Maui e Kaho’olawe. O lugar é um grande santuário da vida natural, com milhares de corais maravilhosos, uma visibilidade de espantar e as espécies de peixes mais variadas que se pode encontrar. Molokini é perfeito para o snorkel e scuba dive, e é considerado um dos melhores lugares para a prática em todo o território havaiano. No caminho de Maui até a cratera ainda é possível, de dezembro a abril, avistar inúmeras baleias jubarte, já que ali é um local ideal para a reprodução dos mamíferos. Além disso, Molokini já é colada nas ilhas de Lanai e Molokai, de modo que é possível estender o passeio para as duas localidades, aproveitando para desfrutar de todas as belezas e atividades esportivas que as ilhas oferecem. Os passeios mais procurados são feitos com a Pacific Whale Foundation, uma ONG que cuida das baleias jubarte. 



Em terra, também é possível conhecer a vida marinha de Maui no Maui Ocean Center, o aquário local, que fica perto de Kihei, no píer de Ma’alea. Além disso, as águas de Ma’alaea Bay também são umas das prediletas das baleias jubarte em todo o estado havaiano, fazendo com que o avistamento desses animais seja muito frequente. Já as ruas de Lahaina são famosas pelo seu clima típico local, com ares relaxantes, uma culinária magnífica e o famoso luau havaiano, muito diferente do que se imagina nas outras partes do mundo.


Para aproveitar as praias, as opções também são muitas. Dirigindo para o noroeste e passando Kaapalini estão boas alternativas. O costão a partir de Kapalua é magnífico, com paisagens de tirar o fôlego e penhascos gigantescos, que dão a vista para um mar de um azul assustador. Alguns dos locais preferidos são as baías de Honolua, Oneola e Napili, onde o snorkel e o surf são pontos fortíssimos. Dependendo da época, é também muito bom seguir viagem até Kahului, depois das montanhas, de modo que a estrada vai seguindo pela beira da praia com lindas paisagens e vegetações nativas maravilhosas.
No Parque Estadual de Iao Valley se tem a opção de se aproximar dos famosos penhascos de Maui, fazendo com que o parque seja muito procurado pelos turistas. Nele se encontra a Iao Needle, uma rocha em forma de agulha que possui mais de 350 metros de altura.
Para avistar golfinhos rotadores é possível ir até a La Perouse Bay, local onde os mamíferos costumam se agrupar e dar shows para quem observa. Um outro ponto para o contato com a fauna marinha é a Ahihi Bay, onde é possível fazer um magnífico snorkel, com diversas espécies de peixes e corais lindos. Ali, com um certificado e parceiro, também é possível o aluguel de tanques para scuba, no qual o mergulho é de tirar o fôlego. 

Sendo assim, os locais mais procurados na ilha, para o snorkel são:
Honolua Bay – com uma diversidade magnífica
Kapalua Bay – um local bem calmo e com belas cavernas.
Turtle Town e Maluaka Beach – praias na costa sul com experiências maravilhosas.
Kaanapali Beach - Black Rock – considerada uma das melhores e mais bonitas praias no mundo.
Reserva de Ahihi Kinau- onde a proteção marinha é intensa e garante uma experiência linda.
Molokini – talvez o local com melhor visibilidade no Havaí.



Um caminho também muito famoso é a estrada de Pa’ia até Hana, considerada uma das mais bonitas do mundo, e que se estende pelo litoral da ilha e possui paisagens de baías maravilhosas. Pa’ia é uma cidade conhecida pelas suas artes, com uma arquitetura bem característica e histórica, e com uma cultura verdadeira havaiana. No caminho até Hana, é possível se ver diversas formações rochosas lindas e cachoeiras exuberantes.  É possível também estender o passeio até o Haleakala National Park, onde se visita a cratera do vulcão, e também passar pela Seven Sacred Pools, um sítio arqueológico havaiano que possui umas das cachoeiras mais bonitas do local, e de lá estender o passeio até uma maravilhosa floresta de bambu. Já a cidade de Hana é um dos locais mais procurados de Maui, e merece pelo menos um dia inteiro para se conhecer. A maioria das pessoas chega por lá e passa a noite, para voltar apenas no dia seguinte. Na volta, existe a opção de se voltar pelo mesmo caminho, que é maravilhoso, mas muitas pessoas preferem seguir em frente, de modo a dar a volta na ilha pela famosa estrada Piilani. Nesse caminho é também necessário se parar nas Twin Falls, cachoeiras maravilhosas acessíveis por uma trilha, e na Black Sand Beach, uma praia de areia preta sensacional.


Para quem busca o surfe, o North Shore de Maui é o ideal. Existem praias com ondas perfeitas e bem ao estilo que faz o Havaí famoso pelo esporte, como por exemplo na Baía de Honolua. Porém, o destaque fica para a onda de Jaws, ou Pe’ahi, como é chamado localmente, pico mundialmente famoso por conter as maiores ondas do mundo, chegando a 120 pés e ideal para a prática do tow-in. Já para os iniciantes do esporte, as boas ondas podem ser encontradas em locais como Kaanapali, Lahaina e Kihei. Na ilha é possível também fazer outras práticas, como o windsurf, que é muito famoso em Ho’okipa. 

A Hawaii Eco Divers oferece pacote de viagens completos para o Hawaii com acomodação, carros, passeios ecoturisticos, passagens entre as ilhas e serviço de assistência geral de viagem para Braileiros.
Para conhecer mais sobre os serviços acessar o site www.hawaiiecodivers.com